Fóruns sobre PHP, JavaScript, HTML, MySQLi, jQuery, Banco de Dados, CSS

Moderador: web

ADMIN
ADMIN
Tópico Autor
Nome: Kleber
Descrição do site: Onde você encontra scripts grátis para o seu site
Contato:

Upload total com insert de várias fotos ao mesmo tempo

30-05-2009 16:32

Esse script é uma versão modificada do Upload total do impossível "link abaixo"

http://www.codigosnaweb.com/forum/viewt ... f=33&t=873

Nessa versão é somente um insert por envio, ou seja, se tenho os campos:

usuario, foto1, foto2, foto3 e o usuário envia uma foto somente, vai ser preenchido no insert

usuario, a-foto.jpg, vazio, vazio

Ou seja, as fotos que o usuário não enviar vão ficar um campo vazio na tabela.

<?php $acao = $_GET['acao']; if ($acao == 'enviar'){ function inserir() { $_FILES['foto']['name'][0]!="" ? $foto1 = $_FILES['foto']['name'][0] : $foto1 = "vazio"; $_FILES['foto']['name'][1]!="" ? $foto2 = $_FILES['foto']['name'][1] : $foto2 = "vazio"; $_FILES['foto']['name'][2]!="" ? $foto3 = $_FILES['foto']['name'][2] : $foto3 = "vazio"; return "$foto1, $foto2, $foto3<br><br>"; // SEU INSERT VAI AQUI } $pasta = "fotos"; $qts = count($_FILES['foto']['name']); $qtsok=0; $qtsnao=0; for($i=0; $i < $qts; $i++){ $nome=$_FILES['foto']['name'][$i]; $tmpname=$_FILES ['foto']['tmp_name'][$i]; $tipo = explode(".", $_FILES['foto']['name'][$i]); $tamanho=$_FILES ['foto']['size'][$i]; $trans = array(' ' => '','<' => '','>' => '','=' => '','%' => ''); if ($tamanho > 0 && strlen($nome) > 1 ){ if ($tipo[1] == "jpg" OR $tipo[1] == "JPG" ){ $renomear = uniqid("".$tipo[0]."-").".".$tipo[1]; $quasepronto = strtolower($renomear); $novonome = strtr($quasepronto, $trans); if(@move_uploaded_file($tmpname,$pasta."/".$novonome)){ echo "<font color='#008000'>Imagem <b><a href='$pasta/$novonome' target='_blank'>$nome</a></b> enviada com Sucesso!</font><br>"; $qtsok++; }else{ echo"Erro ao enviar a imagem <b>$nome [Codigo:".$_FILES['foto']['error'][$i]."]</b><br>"; $qtsnao++; } }else{ echo "<font color='#FF0000'>O arquivo <b>$nome</b> não tem o formato .jpg e não foi aceito.</font><br>"; $qtsnao++; } } } echo "<BR><b>$qts Campos recebidos<BR>"; echo inserir(); if ($qtsok != 0)echo "<font color='#008000'>$qtsok Imagens enviadas com sucesso</font><BR>"; if ($qtsnao!= 0)echo "<font color='#FF0000'>$qtsnao Arquivos com erro</font><BR>"; $vazio=($qts-$qtsok-$qtsnao); if($vazio!=0)echo "$vazio Campos estavam vazios</b><BR>"; echo "<a href=\"javascript:history.go(-1)\">Voltar</a> <BR><BR>"; }else{/* fecha acao=enviar*/ ?>

<script> function cria(quantos) { for(var i=0; i < quantos; i++) { // cria o input novo = document.createElement('input'); // define o tipo do input novo.setAttribute('type', 'file'); // define o name do input novo.setAttribute('name', 'foto[]'); // input criado document.getElementById('campos').appendChild(novo); } } </script>

<form name="frm_upload" method="post" action="<?echo $PHP_SELF;?>?acao=enviar" enctype="multipart/form-data"> <table width="50%" border="0" cellspacing="0" cellpadding="0"> <tr><td height="40" colspan="2"> <font face="Arial" size="2"><b>   ENVIAR ARQUIVOS   </b></font></td> </tr>   <tr> <td height="30" width="77%"> <BR> <input type="file" name="foto[]"><BR> <input type="file" name="foto[]"><BR> <input type="file" name="foto[]"><BR>   <div id="campos" style="width:100px;"></div>   </td> </tr> <tr><td height="30" colspan="2">   <input type="submit" name="cadastrar" value="Enviar >>">   </td></tr> </table>   </form> <?}?>

0
A melhor hospedagem para o seu site HostGator!

Mais de 1000 postagens
Mais de 1000 postagens

30-05-2009 17:39

Insira o código abaixo após o for e tente enviar o formulário vazio:

//inseri depois de: for($i=0; $i < $qts; $i++){     $VerTamanho=$_FILES['foto']['size'][$i];     //campo 1     if($_FILES['foto']['name'][0]=="")     {     echo "Insira uma foto no campo 1!";     echo "<br><a href=\"javascript:history.go(-1)\">Voltar</a>";     exit;     } else     if($_FILES['foto']['size'][0] > "5")     {     echo "Tamanho excessivo do arquivo ($VerTamanho bytes) no campo 1!";     echo "<br><a href=\"javascript:history.go(-1)\">Voltar</a>";     exit;     }     //campo 2     if($_FILES['foto']['name'][1]=="")     {     echo "Insira uma foto no campo 2!";     echo "<br><a href=\"javascript:history.go(-1)\">Voltar</a>";     exit;     } else     if($_FILES['foto']['size'][1] > "5")     {     echo "Tamanho excessivo do arquivo ($VerTamanho bytes) no campo 2!";     echo "<br><a href=\"javascript:history.go(-1)\">Voltar</a>";     exit;     }     //campo 3     if($_FILES['foto']['name'][2]=="")     {     echo "Insira uma foto no campo 3!";     echo "<br><a href=\"javascript:history.go(-1)\">Voltar</a>";     exit;     } else     if($_FILES['foto']['size'][2] > "5")     {     echo "Tamanho excessivo do arquivo ($VerTamanho bytes) no campo 3!";     echo "<br><a href=\"javascript:history.go(-1)\">Voltar</a>";     exit;     }     //fim inserção 

O resultado é mais ou menos o que eu queria. O que eu gostaria que ocorresse é que, se inserida uma imagem no campo dois, a mensagem acusasse que os campos um e três estão vazios, de uma vez. Do jeito que fiz, primeiro acusará que o campo 1 está vazio e assim sucessivamente. Eu tentei com else if, mas não deu certo. Pelo menos, as imagens serão enviadas após todos os campos serem preenchidos. Outra coisa: me ajuda a validar o tamanho do arquivo a partir disso:

$tamanho=$_FILES ['foto']['size'][$i]; 

Tipo:
if($tamanho > 200000){echo "Tamanho excessivo do arquivo ($tamanho bytes)!";}

0

Mais de 1000 postagens
Mais de 1000 postagens

30-05-2009 18:04

Consegui fazer a validação do tamanho, juntamente com a validação que aponta se campo vazio:

//inseri depois de: for($i=0; $i < $qts; $i++){ $VerTamanho=$_FILES['foto']['size'][$i]; //campo 1 if($_FILES['foto']['name'][0]=="") { echo "Insira uma foto no campo 1!"; echo "<br><a href=\"javascript:history.go(-1)\">Voltar</a>"; exit; } else if($_FILES['foto']['size'][0] > "5") { echo "Tamanho excessivo do arquivo ($VerTamanho bytes) no campo 1!"; echo "<br><a href=\"javascript:history.go(-1)\">Voltar</a>"; exit; } //campo 2 if($_FILES['foto']['name'][1]=="") { echo "Insira uma foto no campo 2!"; echo "<br><a href=\"javascript:history.go(-1)\">Voltar</a>"; exit; } else if($_FILES['foto']['size'][1] > "5") { echo "Tamanho excessivo do arquivo ($VerTamanho bytes) no campo 2!"; echo "<br><a href=\"javascript:history.go(-1)\">Voltar</a>"; exit; } //campo 3 if($_FILES['foto']['name'][2]=="") { echo "Insira uma foto no campo 3!"; echo "<br><a href=\"javascript:history.go(-1)\">Voltar</a>"; exit; } else if($_FILES['foto']['size'][1] > "5") { echo "Tamanho excessivo do arquivo ($VerTamanho bytes) no campo 3!"; echo "<br><a href=\"javascript:history.go(-1)\">Voltar</a>"; exit; } //fim inserção 

Mas eu gostaria que a validação fosse não em sequência. Reiterando: que, se fosse preenchido o campo 2, aparecessem os erros de falta de preenchimento nos campos 1 e 3 juntos, e não apenas o do campo 1. E o mesmo em relação ao tamanho do arquivo. Alguma idéia?
0

ADMIN
ADMIN
Tópico Autor
Contato:

30-05-2009 19:03

Tenta tirar os exit, e criar uma variável quando der determinado erro no if, no final dos ifs verifica os valores dessas variáveis para dar a resposta.
0

Mais de 1000 postagens
Mais de 1000 postagens

30-05-2009 21:27

Beleza. Tá quase dando certo. Tirei os exit, e as validações estão independentes entre os campos. Porém, não sei fazer a variável como você sugeriu. Acho que, por falta dela, os arquivos que não têm problema e não dão erro na validação estão sendo enviados. Você pode me dar uma dica de como fazer essa variável?
0

ADMIN
ADMIN
Tópico Autor
Contato:

30-05-2009 22:10

Não entendi :-(
0

Mais de 1000 postagens
Mais de 1000 postagens

30-05-2009 22:24

Falha minha. Eu não li direito o que você disse. Mas consegui. O que eu queria fazer era um if para enviar os arquivos. Veja o código. Copie, cole e o teste. Há dois probleminhas: quando o formulário é aberto, já aparecem as mensagens mandando inserir os arquivos. Outra coisa que gostaria que me ajudasse. Quando ocorre a validação, aquele campo que foi preenchido fica vazio novamente. Gostaria de deixar com o caminho da imagem. Acho que tem de colocar o value. Ao menos no formulário de inserção de texto dá para fazê-lo, tipo <input type=text name=nome value=$_Post[campo]> (acho que é isso). Dá para fazer isso com o input de arquivo? Dá uma testada como está e veja que está funcionando:

<?php $i=0; $VerTamanhoArquivo=$_FILES['foto']['size'][$i]; $VerTipoArquivo=$_FILES['foto']['type'][$i]; //campo 1 if($_FILES['foto']['name'][0]=="") { $MensagemErroImagem .= "Insira uma foto no campo 1!<br>"; } elseif($_FILES['foto']['size'][0] > "300000") { $MensagemErroImagem .= "Tamanho excessivo do arquivo ($VerTamanhoArquivo bytes) no campo 1!<br>"; } else { if($_FILES['foto']['type'][0] !="image/jpeg") { $MensagemErroImagem .= "Arquivo inválido ($VerTipoArquivo) no campo 1!<br>"; } } //campo 2 if($_FILES['foto']['name'][1]=="") { $MensagemErroImagem .= "Insira uma foto no campo 2!<br>"; }  elseif($_FILES['foto']['size'][1] > "300000") { $MensagemErroImagem .= "Tamanho excessivo do arquivo ($VerTamanhoArquivo bytes) no campo 2!<br>"; } else { if($_FILES['foto']['type'][1] !="image/jpeg") { $MensagemErroImagem .= "Arquivo inválido ($VerTipoArquivo) no campo 2!<br>"; } } //campo 3 if($_FILES['foto']['name'][2]=="") { $MensagemErroImagem .= "Insira uma foto no campo 3!<br>"; } elseif($_FILES['foto']['size'][2] > "300000") { $MensagemErroImagem .= "Tamanho excessivo do arquivo ($VerTamanhoArquivo bytes) no campo 3!<br>"; } else { if($_FILES['foto']['type'][2] !="image/jpeg") { $MensagemErroImagem .= "Arquivo inválido ($VerTipoArquivo) no campo 3!"; } } if($_FILES['foto']['name'][0]!="" && $_FILES['foto']['size'][0]<"300000" && $_FILES['foto']['type'][0]=="image/jpeg" && $_FILES['foto']['name'][1]!="" && $_FILES['foto']['size'][1]<"300000" && $_FILES['foto']['type'][1]=="image/jpeg" && $_FILES['foto']['name'][2]!="" && $_FILES['foto']['size'][2]<"300000" && $_FILES['foto']['type'][2]=="image/jpeg")     {          $pasta = "fotos"; $qts = count($_FILES['foto']['name']); $qtsok=0; $qtsnao=0; for($i=0; $i < $qts; $i++){ $nome=$_FILES['foto']['name'][$i]; $tmpname=$_FILES['foto']['tmp_name'][$i]; $tipo = explode(".", $_FILES['foto']['name'][$i]); $tamanho=$_FILES['foto']['size'][$i]; $trans = array(' ' => '','<' => '','>' => '','=' => '','%' => ''); if ($tamanho > 0 && strlen($nome) > 1 ){ if ($tipo[1] == "jpg" OR $tipo[1] == "JPG" ){ $renomear = uniqid("".$tipo[0]."-").".".$tipo[1]; $quasepronto = strtolower($renomear); $novonome = strtr($quasepronto, $trans); if(@move_uploaded_file($tmpname,$pasta."/".$novonome)){ echo "<font color='#008000'>Imagem <b><a href='$pasta/$novonome' target='_blank'>$nome</a></b> enviada com Sucesso!</font><br>"; $qtsok++; }else{ echo"Erro ao enviar a imagem <b>$nome [Codigo:".$_FILES['foto']['error'][$i]."]</b><br>"; $qtsnao++; } }else{ echo "<font color='#FF0000'>O arquivo <b>$nome</b> não tem o formato .jpg e não foi aceito.</font><br>"; $qtsnao++; } } } echo "<BR><b>$qts Campos recebidos<BR>"; //echo inserir(); if ($qtsok != 0)echo "<font color='#008000'>$qtsok Imagens enviadas com sucesso</font><BR>"; if ($qtsnao!= 0)echo "<font color='#FF0000'>$qtsnao Arquivos com erro</font><BR>"; $vazio=($qts-$qtsok-$qtsnao); if($vazio!=0)echo "$vazio Campos estavam vazios</b><BR>"; echo "<a href=\"javascript:history.go(-1)\">Voltar</a> <BR><BR>"; } $Cadastra .= "<form name=\"frm_upload\" method=\"post\" action=\"index2.php\" enctype=\"multipart/form-data\"> $MensagemErroImagem <table width=\"50%\" border=\"0\" cellspacing=\"0\" cellpadding=\"0\"> <tr><td height=\"40\" colspan=\"2\"> <font face=\"Arial\" size=\"2\"><b> ENVIAR ARQUIVOS </b></font></td> </tr> <tr> <td height=\"30\" width=\"77%\"> <BR> <input type=\"file\" name=\"foto[]\"><BR> <input type=\"file\" name=\"foto[]\"><BR> <input type=\"file\" name=\"foto[]\"><BR> <div id=\"campos\" style=\"width:100px;\"></div> </td> </tr> <tr><td height=\"30\" colspan=\"2\"> <input type=\"submit\" name=\"cadastrar\" value=\"Enviar\"> </td></tr> </table> </form>"; ?> <?=$Cadastra?>

Conseguindo terminá-lo, vou dar uma limpada. Acho que algumas coisas ficaram desnecessárias.
0

ADMIN
ADMIN
Tópico Autor
Contato:

31-05-2009 10:56

Para só mostrar quando realmente for envio:

no submit

<input type="submit" name="envio">

No começo do script

if(isset($_POST['envio'])) { // todo script } // fecha POST 

Esse lance do value no file acho que não funciona, não adianta deixar um value pré-definido porque o navegador não entende como sendo o usuário que colocou, é questão de segurança, se não você poderia colocar o caminho de um arquivo do usuário e baixar sem que ele veja.
0

Mais de 1000 postagens
Mais de 1000 postagens

31-05-2009 11:41

Isso eu havia tentado, pois já tinha no formulário que eu estava usando, mas não quis funcionar, acho que algo deve estar fora do lugar. Vou tentar novamente. Outra coisa, a questão de um campo preenchido não perder o preenchimento com a validação. Pega o script que você adaptou, original, envie uma imagem que dê erro, como, por exemplo, bmp. Você verá que no campo de inserção ficará registrado o caminho da imagem. Que o caminho não deparecerá com a validação. No caso da alteração que fiz, se insiro uma imagem e ocorre um erro, não sei se porque coloquei tudo dentro de uma variável php (ao menos acho que é uma variável. É?), o caminho da imagem no campo input desaparece. Num campo de texto, eu resolvo o problema assim:

<input type=\"text\" name=modeloradiocontrole value=\"$_POST[modeloradiocontrole]\">

Ou seja, eu coloco o value com $_POST. Dessa forma, se acusado erro, o usuário não precisará inserir os dados novamente naqueles campos que estão corretos. Eu gostaria de saber se tem como fazer isso num campo input type=file, ou seja, se, acusado o erro, o caminho da imagem permaneça no campo de inserção e não se precise fazer novamente a inserção da imagem. Estou tentando fazer o seguinte, não sei se está certo e não está dando certo:

$Teste1 = $_FILES['foto'][0]; $Teste2 = $_FILES['foto'][1]; $Teste3 = $_FILES['foto'][2]; <input type=\"file\" name=\"foto[]\" id=\"foto1\" value=\"$_POST[$Teste1]\"><BR> <input type=\"file\" name=\"foto[]\" id=\"foto2\" value=\"$_POST[$Teste2]\"><BR> <input type=\"file\" name=\"foto[]\" id=\"foto3\" value=\"$_POST[$Teste3]\"><BR>

Você tem alguma idéia? Eu consegui fazer a inserção no bd, mas a partir de uma adaptação ao código que eu estava usando. Quando concluir, posto o código completo, inclusive com as tabelas sql para você testar.
0

Mais de 1000 postagens
Mais de 1000 postagens

31-05-2009 11:44

Desculpe. Por que o caminho da imagem ficaria no seu script com a validação e no meu não? Faça um teste conforme sugeri.
0

ADMIN
ADMIN
Tópico Autor
Contato:

31-05-2009 13:36

Eu acho até melhor você fazer a validação de campo vazio usando JavaScript antes do envio, porque se for enviar para tentar armazenar valor no input file acho que não dá, é uma segurança no navegador como já disse, e se armazenar em um input text não vai receber o arquivo para upload. O melhor é validar campo vazio antes, no php só valida formato.
0

Mais de 1000 postagens
Mais de 1000 postagens

31-05-2009 14:35

Isso manteria a inserção no campo com a validação?
0

ADMIN
ADMIN
Tópico Autor
Contato:

31-05-2009 14:49

Só não deixaria chegar campo vazio na validação, no caso de input file, não dá para armazenar valores já que é necessário o upload, e o mesmo só é feito se o valor vir direto, o usuário seleciona o arquivo e envia, não dá para armazenar para outra coisa.

Se o cara errar vai ter que começar tudo novamente.
0

Mais de 1000 postagens
Mais de 1000 postagens

31-05-2009 15:26

Andei pesquisando um pouco mais e você tem razão. Na verdade, não quero validação em javascript. Quero validar tudo no servidor, apesar de que se o cara desabilitar o javascript no navegador o site não rodará. Eu vou fazer o seguinte: vou deixar um aviso de que todos os campos devem ser preenchidos, de que o único arquivo aceito é imagem/jpeg, que o arquivo deverá ter determinado tamanho, e que, se for acusado erro na inserção, ele deverá inserir os arquivos referentes a todos os campos novamente. Creio que isso fará o usuário ficar mais cauteloso. Vou, ao menos, tentar assim. Eu estava fazendo validações em javascript, mas, não sei se você já percebeu, na janela de alerta do navegador Opera aparece um campo para você desabilitar o javascript. Daí fiz os alertas com janelas modais e coloquei um comando, de cabeça não me recordo qual, para o sistema acusar que o javascript está desabilitado e não rodar o site enquanto ele não for habilitado. Depois, resolvi fazer todas as validações no servidor. Alguns falam que é bom deixar validações no servidor e no cliente, mas, desculpe o termo, me encheu o saco a disparidade entre navegadores, e o javascript também. Vai tudo no servidor, mesmo. Vou fazer a inserção no banco de dados, depois posto o código completo. Obrigado pela força.
0

ADMIN
ADMIN
Tópico Autor
Contato:

31-05-2009 17:41

Realmente, em sistema de upload tem que ser cauteloso, se não já era.
0

Mais de 1000 postagens
Mais de 1000 postagens

01-06-2009 09:09

É isso ai.
0

Mais de 1000 postagens
Mais de 1000 postagens

01-06-2009 11:24

Isto aqui mostra o tamanho da imagem em bytes:

$Tamanho1 = $_FILES['foto']['size'][0]; 

Há como converter a exibição em kb ou MB? Para exibir no formulário estou fazendo assim: Tamanho do arquivo: $Tamanho1 bytes. Mas eu gostaria de exibir em kb.
0

ADMIN
ADMIN
Tópico Autor
Contato:

01-06-2009 11:37

0

Mais de 1000 postagens
Mais de 1000 postagens

01-06-2009 11:59

Eu vi lá. No caso do script deste post, como uso aquele script para a inserção múltipla de imagens? Na linha

echo tamanho(filesize("arquivo.jpg")); 

eu substituiria arquivo.jpg por, por exemplo,

$_FILES['foto']['type'][0],$_FILES['foto']['type'][0],...,?

adicionado

Estou tentando assim:

$TesteMostraTamanho1=$_FILES['foto']['type'][0]; echo tamanho(filesize("$TesteMostraTamanho1")); 

Mas está retornando 0 B.

Obs.: Não postar duplicado >jpg
0

ADMIN
ADMIN
Tópico Autor
Contato:

01-06-2009 12:20

Aquele script é uma função que trabalha com base no nome do arquivo, não no type

CORRETO

echo tamanho(filesize("arquivo.jpg")); 

O SEU

$TesteMostraTamanho1=$_FILES['foto']['type'][0]; echo tamanho(filesize("$TesteMostraTamanho1")); 

0

Mais de 1000 postagens
Mais de 1000 postagens

01-06-2009 14:13

Fiz assim:

$TesteMostraTamanho1=$_FILES['foto']['name'][0]; echo tamanho(filesize("$TesteMostraTamanho1"));  

Troquei ['type'] por ['name'], mas apareceu este erro:

Warning: stat failed FOR gol1_2.jpg (errno=2 - No such file OR directory) IN c:\arquivos de programas\easyphp\www\upload_multiplos_arquivos_27\index4.php ON line 39.

Eu tenho de por algo no lugar de arquivo.jpg no echo, correspondente ao código que se está testando? Está correto o que estou inserindo?
0

ADMIN
ADMIN
Tópico Autor
Contato:

01-06-2009 14:37

Talvez você não tenha definido a pasta da foto
0

Mais de 1000 postagens
Mais de 1000 postagens

01-06-2009 15:23

Deu certo assim:

$PreparaVerTamanhoArquivo1=$_FILES['foto']['tmp_name'][0]; $VerTamanhoArquivo1 = tamanho(filesize("$PreparaVerTamanhoArquivo1"));

Troquei ['name'] de meu último post, por ['tmp_name']. Agora tá belezinha. Vou colocar essa forma de uso no tópico do código, ok?
0

Mais de 1000 postagens
Mais de 1000 postagens

01-06-2009 17:05

Quero impedir que a largura da imagem seja menor que sua altura. Se tento assim:

$tamanhos = getimagesize($_FILES['foto']["name"]);         //$tamanhos = getimagesize($arquivo["tmp_name"]);                  if($tamanhos[1] > $tamanhos[0])         {         echo "A altura da imagem não pode ser maior que sua largura!";         } 

Dá essa mensagem:

Warning: getimagesize: Unable TO OPEN 'Array' FOR reading. IN c:\arquivos de programas\easyphp\www\upload_multiplos_arquivos_27\index4.php ON line 6.

Como uso getimagesize num upload múltiplo?
0

ADMIN
ADMIN
Tópico Autor
Contato:

01-06-2009 19:11

Eu acho que o problema é porque a imagem ainda não tem um caminho real, por isso a função não consegue achar os valores.
0