Fóruns sobre PHP, JavaScript, HTML, MySQLi, jQuery, Banco de Dados, CSS

Moderador: web

Mais de 1000 postagens
Mais de 1000 postagens
Tópico Autor

possível conflito de doctype

09-04-2010 16:02

Olá! No site que ainda estou desenvolvendo, estou usando os seguintes códigos para as finalidades a seguir: Greybox (http://orangoo.com/labs/GreyBox/), para abrir arquivos numa janela; Highslide (http://highslide.com/), para abrir imagens numa janela; e também um menu dropdown, que obtive neste site: http://www.stunicholls.com/. Todos os códigos funcionam em todos os navegadores em que os testei: Firefox, Opera, Safari, inclusive IE (todos nas últimas versões). Não testei no Google Chrome porque não consegui instalá-lo. Individualmente, todos os códigos estão funcionando em todos os navegadores testados. Porém, ao tentar utilizá-los em conjunto, o funcionamento de todos os códigos é perfeito em quase todos os navegadores referidos, menos no IE. No IE, o menu dropdown não funciona em virtude dos outros códigos. Pesquisei a respeito, e acredito que o problema seja em virtude do doctype utilizado por cada código. O menu dropdown utiliza este doctype:
<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml2/DTD/xhtml1-strict.dtd">

O Greybox utiliza este doctype:
<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd">

E o Highslide utiliza este:
<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.1//EN" "xhtml11.dtd">

Testei outros menus dropdown, inclusive utilizando somente CSS, mas também não funcionaram, e eles também têm o doctype. Estou supondo que seja conflito de doctype. Já ocorreu com alguém? Alguém pode me ajudar? Um abraço!
0

ADMIN
ADMIN
Nome: Kleber
Descrição do site: Onde você encontra scripts grátis para o seu site
Contato:

09-04-2010 16:14

Muitos scripts são feitos com base nesses DOCTYPE. Uma vez aqui no fórum teve problema de conflito, o DOCTYPE original estava dando um conflito de margem, ai usei o segundo que você mostrou ai e o problema foi resolvido.

O mais viável na minha opinião seria procurar outro script de menu com as mesmas características que não fosse baseado em doctype ou tivesse o mesmo dos outros.
0
A melhor hospedagem para o seu site HostGator!

Mais de 1000 postagens
Mais de 1000 postagens
Tópico Autor

09-04-2010 16:34

Olá, web! Já comecei a procurar. O problema é que passei todo o período de carnaval adaptando o menu, já faz tempo que adaptei os outros scripts, e quando penso que estou perto de publicar o site vejo que estou longe. Obrigado, e um abraço.
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

09-04-2010 16:41

Uma dica que dou, quando pegar um script, antes de pensar em usar, teste em todos os navegadores, e com os scripts que já tem na página. Eu também já fiz isso, como uso o Firefox principalmente, peguei o script, testei e coloquei no ar, quando fui ver no IE a surpresa, sem suporte. ;(

MOVIDO: de JavaScript para HTML
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

09-04-2010 18:41

Como havia dito, meu doctype era o seguinte:

<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd">

Seu eu tirasse esse doctype já era. Então pesquisando na net, descobri que existe um doctype padrão, tipo default. Que inclusive já tirei o doctype que usava e estou usando ele.

<!DOCTYPE html>

Está rodando aqui no fórum sem problema, teste ele.
0

Mais de 1000 postagens
Mais de 1000 postagens
Tópico Autor

09-04-2010 18:48

Encontrei um código de menu dropdown que não tem doctype nem usa javascript, somente CSS. Funciona no Firefox e IE perfeitamente. Porém, no IE persiste o problema com o Greybox. Poderia ser conflito de CSS? A propósito, o código é interessante, mas acredito que para citá-lo, deverei manter o nome do autor. Posso citá-lo? Pode interessar a alguém.
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

09-04-2010 19:01

Pode postar sim, e se tiver o nome ou site do autor também adicione ao script.

Quanto ao conflito, pode ser CSS também, até porque tem muitas class que usamos com valores comuns, então os 2 autores podem ter usado o mesmo nome para as class em seus scripts, o que deixaria um sem funcionar.
0

Mais de 1000 postagens
Mais de 1000 postagens
Tópico Autor

09-04-2010 23:32

É, web! Acho que o conflito é com o CSS, mesmo. Excluí dos dois códigos os links que chamam o CSS, e o menu funcionou normalmente. Do Greybox excluí:
<link href="greybox/gb_styles.css" rel="stylesheet" type="text/css" media="all" />

E do Highslide excluí:
<link rel="stylesheet" type="text/css" href="../highslide/highslide.css" />

. Será que tem como contornar o problema?
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

10-04-2010 08:39

A forma que imagino seria você procurar possível valores repetido nos estilos, mas, seria meio trabalhoso. Ou buscar outro script com as mesmas características.
0

Mais de 1000 postagens
Mais de 1000 postagens
Tópico Autor

10-04-2010 21:40

Acho que consegui resolver o problema, ao menos com o Greybox. Fiz assim: criei um arquivo CSS, coloquei os códigos dos dois scripts (do Greybox e do menu dropdown) e refiz os links:

<link rel="stylesheet" type="text/css" href="../../CssGreyboxMenu/CssGreyboxMenu.css" /> <link href="../../CssGreyboxMenu/CssGreyboxMenu.css" rel="stylesheet" type="text/css" media="all" />

E os dois scripts funcionaram. Acredito que o problema estava nos links, pois eu havia excluído a pasta com os arquivos do Greybox, e o menu funcionou normalmente com a alteração dos links. Depois inseri a pasta com os arquivos, e os scripts funcionaram. O Greybox estou utilizando para abrir páginas numa janela. Agora vou tentar fazer o mesmo com o Highslide, que estou utilizando para abrir imagens numa janela. Espero que as alterações não comprometam a utilização dos outros navegadores, pois o problema estava no IE, acredito haver resolvido em parte, e só falta resolver no IE e prejudicar os outros navegadores. Um abraço.
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

10-04-2010 21:47

Boa. Com esse lance de HTML5, pode ser que complique ainda mais, porque parece que o Firefox por exemplo não vai aceitar algumas coisas que o IE. O lance é fazer o mais básico possível o site, se usar script, se basear em bibliotecas.
0

Mais de 1000 postagens
Mais de 1000 postagens
Tópico Autor

10-04-2010 23:09

Todos os navegadores deveriam seguir o padrão W3C, creio. Penso que a Microsoft não segue o padrão com o IE pois ela quer uma Internet própria. Não conheço o dotNet, mas deve ser isso. E o problema é que o IE é o navegador mais usado. Se uma coisa funciona devidamente em todos os navegadores, menos o IE, acho que problema não está nos outros. Acho que é questão de interesses do senhor Bill Gates. Quem dança é quem programa.
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

11-04-2010 08:49

Você está certo, cada um quer seu estilo próprio. :)
0

Mais de 1000 postagens
Mais de 1000 postagens
Tópico Autor

11-04-2010 10:24

E quem paga o pato é quem desenvolve. Para finalizar o post, deu certo com o Highslide, também. Coloquei o código CSS dos três scripts num arquivo só (os códigos javascript ficaram na pasta de cada script), e chamei o arquivo CSS assim, respectivamente para Greybox, Highslide e menu:
<link rel="stylesheet" type="text/css" href="../../CssGreyboxHighslideMenu/CssGreyboxHighslideMenu.css" media="all" /> <link rel="stylesheet" type="text/css" href="../../CssGreyboxHighslideMenu/CssGreyboxHighslideMenu.css" /> <link rel="stylesheet" type="text/css" href="../../CssGreyboxHighslideMenu/CssGreyboxHighslideMenu.css" />

Criei, para cada script, um arquivo que contém os links para os códigos, tanto CSS, como informados acima, como os links para os códigos javascript. Esse arquivo de links eu chamo através de require_once. Porém, no mesmo arquivo a partir do qual se deseja abrir as janelas, não podem haver, juntas, as chamadas para o Greybox e Highslide. Criei arquivos distintos, cada um para um tipo de script, contendo, cada um, a chamada para cada script; esses arquivos chamam os arquivos de links através de require_once, e no arquivo principal em relação a estes (a partir do qual eu quero abrir as janelas) os chamo através de include. Se alguém tiver tal espécie de conflito, é só pedir ajuda.
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

11-04-2010 10:27

Bem bolado a idéia, boa. :wink:
0