Fóruns sobre PHP, JavaScript, HTML, MySQLi, jQuery, Banco de Dados, CSS

Moderador: web

Mais de 10 postagens
Mais de 10 postagens
Tópico Autor

HTML com excel usando Javascript ou similar

10-07-2012 22:06

Prezados,

***Este post também poderia ser postado no tópico HTML***

Estou com um problemão e infelizmente não tenho encontrado a solução, e nem ajuda. O problema é: Tenho uma aplicação web escrita em HTML. Nada mais é que uma página que mostra textos e uma tabela HTML ( poderia ser qualquer tipo de tabela, JQuery etc..). Nessa tabela HTML eu preciso que, AO PASSAR O MOUSE sobre cada elemento na tabela HTML, os dados de uma planilha excel (que está na mesma pasta local) sejam mostrados na forma de comentário da célula sobre a qual está o mouse.

Coloquei um link do Tumblr onde postei 3 imagens que ilustram o que eu tenho e o que desejo mostrar. http://www.tumblr.com/blog/zecapoa

Fui programador Cobol há muitos anos e nunca mais desenvolvi (estou enferrujado), e estou precisando dessa mega força de vocês.

Se alguém tiver um código eficiente (qualquer código que eu, me virando, consiga interpretar), e que resolva o meu caso,... agradeço !!!!

Valeu a força.

Renato Rossi
renatorossi@globo.com

Abaixo postei o código que já consegui desenvolver, mas que não resolve praticamente nada como eu desejo.

<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd"> <html xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml"> <head> <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=windows-1252" /> <title>Teste de Excel através do Javascript</title> <link rel="stylesheet" type="text/css" href="style.css" /> <script type="text/javascript" src="js/boxOver.js"></script> <script type="text/javascript" src="js/GetData.js"></script> <!-- // Aqui a Função em Javascript que "captura" o endereço a ser buscado e larga em div1 function GetData(cell,row){ var excel = new ActiveXObject("Excel.Application"); var excel_file = excel.Workbooks.Open("C:\\aria.xlsx"); var excel_sheet = excel.Worksheets("Plan1"); var data = excel_sheet.Cells(cell,row).Value; document.getElementById('div1').innerText =data; } --> </head> <body> <div id="header"> </div> <table width="50" height="50" border="4" cellpadding="10" bgColor="white" class="adjust_table"> <!-- os dados da planilha são capturados por GetData e passados através de "div1". Deveria aparecer depois de Boxes --> <!-- Ao passar o mouse deveria aparecer "1801 - ...." --> <tr><td align="center" bgcolor="#FFFFFF"> <div id="div1" > </div> <a href="#" onMouseOver="GetData(2,1);" /><text="" title="" header= [] body=[ ] fade=[on]");"/>1801</a></td></tr> <!-- Ao passar o mouse deveria aparecer "1701 - .... " --> <tr><td align="center" bgcolor="#EFEFEF"> <div id="div1" > </div> <a href="#" onMouseOver="GetData(3,1);" /><text="" title="" header=[] body=[ ] fade=[on]);">1701</a></td></tr> </table> </body> </html>

0

ADMIN
ADMIN
Nome: Kleber
Descrição do site: Onde você encontra scripts grátis para o seu site
Contato:

11-07-2012 09:28

O link que você mandou exige login e senha. Teria como mandar os js desse seu código para ver como funciona aqui?
0
A melhor hospedagem para o seu site HostGator!

Mais de 10 postagens
Mais de 10 postagens
Tópico Autor

13-07-2012 11:10

Prezados,

Peço desculpas. Postei o endereço do Tumblr errado. O endereço correto é http://zecapoa.tumblr.com

Obrigado
1

ADMIN
ADMIN
Contato:

13-07-2012 11:19

Você não pode jogar os dados do excel em um banco de dados mysql? Acho que ficaria mais fácil.
Dá uma olhada nesse link que parece ser o que você quer fazer http://www.roseindia.net/javascript/jav ... data.shtml
0

Mais de 10 postagens
Mais de 10 postagens
Tópico Autor

13-07-2012 11:58

Obrigado pela dica, amigo.

Foi lá do Roseindia que eu peguei o código que postei lá em cima. Só está um pouco modificado.

Agora postei lá em http://zecapoa.tumblr.com umas imagens de como eu gostaria que ficasse o resultado
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

13-07-2012 12:41

Só conheço os métodos de pegar dados de um banco de dados ou de um xml. Ai seria criada uma função para retornar os dados baseado no "id".
0

Mais de 10 postagens
Mais de 10 postagens
Tópico Autor

19-07-2012 23:50

Amigos,

A questão toda se resume a mostrar os dados excel dentro de uma tooltip ao lado do botão. Só isso !!!! Alguém tem a solução???
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

20-07-2012 09:30

Segundo o link abaixo, tem esse script que verifica se o navegador tem suporte a leitura do excel

SCRIPT

if (window.ActiveXObject) { try { var excelApp = new ActiveXObject ("Excel.Application"); excelApp.Visible = true; } catch (e) { alert (e.message); } } else { alert ("Your browser does not support this example."); }

FONTE
http://help.dottoro.com/ljiujjib.php

Como você ainda precisa buscar um valor específico, você vai ter que usar algo mais dinâmico.
0

Mais de 10 postagens
Mais de 10 postagens
Tópico Autor

22-07-2012 22:21

Que decepção. Você pergunta uma coisa e respondem outra completamente diferente. Será que ao tentar ajudar lêem com tanta pressa que não entendem a pergunta?

Eu só preciso disso: Numa página HTML, ao passar o mouse sobre uma tabela HTML apareça numa Tooltip os dados que estão numa planilha Excel. Tudo está na mesma pasta. A aplicação é local. Não tem servidor.

Como pegar os dados Excel eu já sei. O que me falta é mostrá-los numa Tooltip. Só isso!!!
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

23-07-2012 10:18

Ah sim. Agora, uma coisa é pegar os dados de um arquivo, outra completamente diferente é você passar um identificador para o arquivo para obter uma linha específica. Por isso falei que é necessário uma linguagem dinâmica para isso.

Só como exemplo, aqui no fórum eu precisei pegar o local que o usuário do fórum está, e mostrar em um title, ao passar o cursor no link.
O local que o usuário está fica armazenado no bd, e tem o id do usuário identificando ele.

Então usei o jQuery, onde ao passar o cursor sobre o link, passo o id para uma função jQuery, que carrega um PHP passando esse id para que seja feita uma consulta no bd retornando o local no title do link que passei o cursor.

Mas se no seu caso você já consegue pegar qualquer linha da sua tabela específica, ai fica mais fácil. O que informei é que não vejo possibilidade de fazer uma "consulta" a um arquivo do excel para retornar os dados baseado no id passado.
0

Mais de 10 postagens
Mais de 10 postagens
Tópico Autor

25-07-2012 23:25

Ok. Já entendeu... e a resposta?

O problema é esse, ninguém responde com uma solução.
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

26-07-2012 11:56

Só com JavaScript e Excel não tem solução. Você tem que converter esse seu bd para um banco de dados MySQL para consegui capturar os dados da forma que precisa.

Se quer uma solução, instala o Xampp no seu PC. http://www.apachefriends.org/pt_br/xampp.html
Ele é um servidor local que roda banco de dados MySQL.
Ai você vai ter que converter esse seu Excel para um formato MySQL. Ai você vai conseguir capturar os dados do BD da forma que precisa.
0

Mais de 10 postagens
Mais de 10 postagens
Tópico Autor

29-07-2012 20:24

Amigo,

Grato pela resposta. Me perdoe se eu contrario você. O dado excel eu já o tenho na minha página HTML conforme mostrado em http://www.roseindia.net/javascript/jav ... data.shtml. O que eu necessito é apenas mostrar esse dado dentro de uma tooltip. É o mesmo que mostrar um dado de um database qualquer dentro da tooltip. É isso que eu não sei fazer.

Grato
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

29-07-2012 20:33

O que acontece é que no uso do banco de dados você tem um identificador, para capturar a valor exato. Nesse seu caso, você tem que passar a linha e coluna onde quer obter o dado. Pode até ter uma forma de fazer um tipo de for, e capturar todas as colunas do xml, e comparar com o id que você passou, ai recuperar esses valores da linha. Mas é meio complexo, você vai ter que contratar alguém para fazer.
0

Mais de 10 postagens
Mais de 10 postagens
Tópico Autor

30-07-2012 14:25

Amigo, obrigado mesmo por se importar com meu problema. Sobre a questão do conteúdo excel na tooltip... conforme o código que eu postei anteriormente, o valor que vai na tooltip já foi buscado do excel está dentro de "div1". Eu preciso saber como é a codificação que pode colocar "div1" dentro da tooltip e apresentá-lo ao lado do botão.

Aproveito para dizer que é uma aplicação HTML simples e de uso local, que irá rodar em apenas um desktop local(Não é necessário se preocupar com dispositivos móveis ou outras plataformas).

Abraço
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

30-07-2012 14:46

Manda o código em um zip funcionando como está, inclusive o excel para eu ver aqui.
0

Mais de 10 postagens
Mais de 10 postagens
Tópico Autor

31-07-2012 20:40

A Solução e o crédito ao autor!

<html> <head> <!--All development credits to enhzflep --> <title>Get data from excel sheet</title> <script language="javascript" > var excelApp=null, excelFile=null, excelSheet=null; var filename = "C:\\Users\\enhzflep\\Documents\\Book2.xlsx"; function initExcel(filename) { excelApp = new ActiveXObject("Excel.Application"); excelFile = excelApp.Workbooks.Open(filename); excelSheet = excelApp.Worksheets('Sheet1'); } function myShutdownExcel() { excelApp.Quit(); excelApp=null; excelFile=null; excelSheet=null; } function myGetData(column, row) { return excelSheet.Cells(column, row).Value; } function byId(e) {return document.getElementById(e);} function myOnLoad2() { var numRows = 5, numCols = 7; var tBody = byId('dataTableBody'); var rowIndex, colIndex, curVal; var curRow, curCell, curCellText; initExcel(filename); for (rowIndex=1; rowIndex<=numRows; rowIndex++) { curRow = document.createElement('tr'); for (colIndex=1; colIndex<=numCols; colIndex++) { curVal = myGetData(rowIndex, colIndex); curCell = document.createElement('td'); curCell.setAttribute('title', 'The value of cell [' + rowIndex + ',' + colIndex +']\nis: ' + curVal); curCellText = document.createTextNode(curVal); curCell.appendChild(curCellText); curRow.appendChild(curCell); } tBody.appendChild(curRow); } myShutdownExcel(); } </script> <style> table { border: solid 1px #555; } td { width: 32px; border: solid 1px #aaa; } </style> </head> <body onload="myOnLoad2();"> <b>Get data from excel sheets</b> <table id='dataTable'> <tbody id='dataTableBody'> </tbody> </table> </body> </html>

0