Fóruns sobre PHP, JavaScript, HTML, MySQLi, jQuery, Banco de Dados, CSS

Moderador: web

Mais de 1000 postagens
Mais de 1000 postagens
Tópico Autor

Ocultar código fonte

13-03-2016 17:22

Olá! Há como se ocultar o código fonte? O código PHP não é exibido, mas ele está sendo chamado em aquivos HTML que formam o layout (conforme sugestão que obtive aqui, aliás).

Eu inseri os códigos CSS e JavaScript dentro de arquivos PHP, e os estou chamando através de require_once. Ocorre que os conteúdos desses arquivos que contêm os códigos CSS e JavaScript são exibidos através do recurso próprio do navegador, bem como o arquivo HTML que chama os arquivos PHP, sendo exibidos os links do menu, por exemplo, entre outras informações.

Citaram, num fórum que acessei, a criação de um arquivo .htaccess, com o conteúdo abaixo:

RewriteEngine on
RewriteCond %{HTTP_REFERER} !^http://seusite.com.br/.*$ [NC] #este site está liberado a usar (o seu site no caso)
RewriteCond %{HTTP_REFERER} !^http://www.seusite.com.br/.*$ [NC] #este site está liberado a usar
RewriteCond %{HTTP_REFERER} !^http://www.google.com.br/.*$ [NC] #liberar o google para usar as suas imagens
RewriteRule .*\.(jpg|jpeg|gif|png|bmp|php|js|swf)$ – [F,NC]

#Neste caso, se alguém que não está na lista acima tentar usar as suas imagens direto do seu site ou usar os seus scripts, mostrará uma tela com erro e as imagens não serão mostradas

Aliás, na pasta public_html do servidor remoto, foi inserido, pelo pessoal do provedor de hospedagem, um arquivo parecido, cujo conteúdo da linha que contém RewriteRule vai até bmp. Eu inseri, após bmp, php|js|swf|css, testei na pasta public_html e na pasta raiz do site, e aparece e erro 403. Se RewriteRule for até bmp, funciona normalmente.

Também li algumas postagens sobre url amigáveis, mas ainda não tentei implementá-las.

Há, mesmo, como ocultar o código fonte como pretendo?

Grato.
0

ADMIN
ADMIN
Nome: Kleber
Descrição do site: Onde você encontra scripts grátis para o seu site
Contato:

Re: Ocultar código fonte

13-03-2016 17:44

Esse método que você citou impede que outros domínios usem imagens do seu domínio.
Se um outro domínio usar imagens do seu domínio acaba usando recursos da sua própria hospedagem ao invés da dele.

Já quanto a proteção do código-fonte eu acho o mais próximo seria o seguinte:

Você carrega o documento a ser protegido através do load do jQuery. Após isso, você criptografa o código jQuery.

Acessa esse link http://www.danstools.com/javascript-obfuscate/index.php

Coloca o seguinte na caixa:

onload = function() { document.write("teste"); }

Após clique em Obfuscate

O código que for gerado você coloca entre as tags script:

<script> // CÓDIGO GERADO ABAIXO </script>

Você só precisa criptografar o load.
0
A melhor hospedagem para o seu site HostGator!

Mais de 1000 postagens
Mais de 1000 postagens
Tópico Autor

14-03-2016 12:40

Obrigado. Vou testar e postarei. Talvez me demore um pouco.
0

Mais de 1000 postagens
Mais de 1000 postagens
Tópico Autor

14-03-2016 15:28

Desculpe: o load do jQuery tem a ver com isto: http://api.jquery.com/load/?

A sua última frase diz que só preciso criptografar o load. Criptografar o load significa fazer o procedimento que você indicou, inserindo o código na caixa da página aberta a partir do link que indicou? Segui esses passos e gerou um código bem grande, e o coloquei entre as tags JavaScript.

Eu não entendi sobre o load do jQuery, pois no código que você informou como exemplo tem "onload". Estou um tanto perdido.

Esse procedimento também pode ser feito com HTML e CSS?
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

14-03-2016 16:17

Não expliquei bem. O load é uma função do jQuery que permite carregar o conteúdo de um arquivo e jogar esse conteúdo em uma div por exemplo.

Por exemplo, vamos supor que você tenha um documento onde carregue uma consulta, consulta.php. Você pode chamar essa página específica usando o jQuery, assim:

<script type="text/javascript" src="http://code.jquery.com/jquery-latest.js"></script> <script> $(function() { $("#retorno").load("consulta.php"); }); </script> <div id="retorno"></div>

Na página que você rodar o código acima só vai ter ele. O HTML da página consulta vai ser chamado de forma "oculto" e jogado dentro da div.

Ai seria protegido esse trecho da chamada, que seria o código acima.
0

Mais de 1000 postagens
Mais de 1000 postagens
Tópico Autor

14-03-2016 22:25

Estou testando com o CSS. Não sei se é correto com essa linguagem.

Eu tenho o arquivo codigo_css.php.

Criei o arquivo load_codigo_css.php, e, nele, inseri o código abaixo:

<script type="text/javascript" src="http://code.jquery.com/jquery-latest.js"></script> <script> $(function() { $("#retorno_codigo_css").load("codigo_css.php"); }); </script> <div id="retorno_codigo_css"></div>

No arquivo cabecalho.php eu chamo o aquivo load_codigo_css.php com require_once.

Se eu exibo o código fonte no navegador, é mostrado o conteúdo do arquivo load_codigo_css.php, não sendo exibido o conteúdo do arquivo codigo_css.php. Porém, o CSS não funciona.
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

14-03-2016 22:37

O load serve mais para puxar um bloco de conteúdo. Tabelas, consultas, não folhas de estilos, js, etc.

Vamos supor que eu tenho um arquivo chamado chamado.php com o conteúdo:

<div class="texto">texto</div>

O estilo da div não vai ficar em chamado.php. Fica no arquivo que puxa ele.

<style> .texto{ color:blue; } </style> <script src="jquery.js"></script> <script> $(function() { $("#conteudo").load("chamado.php"); }); </script> <div id="conteudo"></div>

Ao testar o script acima você vai ver que o texto do chamado.php vai ficar azul, usando a referência da página pai.

Sendo assim, folhas de estilos devem ser carregadas sempre na página pai. Em um arquivo chamado pelo load você só carrega os blocos com tabelas, divs, etc.
0

Mais de 1000 postagens
Mais de 1000 postagens
Tópico Autor

15-03-2016 10:14

Mas você sugeriu que se utilizasse o load para chamar o JavaScript criptografado.
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

15-03-2016 12:40

Essa parte que expliquei acima foi como carregar o CSS. Você que pediu a sugestão de criptografar o código.

Depois que a chamada do load estiver pronta você pode fazer a criptografia para ocultar o código.
0

Mais de 1000 postagens
Mais de 1000 postagens
Tópico Autor

15-03-2016 19:41

Sim. É que você disse isso: "O load serve mais para puxar um bloco de conteúdo. Tabelas, consultas, não folhas de estilos, js, etc.". Entendi que não para o JavaScript. Então, conseguirei ocultar o js? E quanto ao CSS? Se não conseguir, estou pensando em tirar os comentários do código que ficará on-line.
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

15-03-2016 20:42

Se você comprimir o CSS e o JS já vai dificultar bastante a cópia pelo copiar e colar.

Para criptografar JavaScript você pode tentar esse site http://www.javascriptobfuscator.com/Jav ... cator.aspx

Para CSS você pode comprimir o arquivo http://csscompressor.com

Vai dificultar bastante o uso do código pelo copiar e colar.
0

Mais de 1000 postagens
Mais de 1000 postagens
Tópico Autor

15-03-2016 22:47

Vou tentar fazer conforme sugeriu. Obrigado.
0

Mais de 1000 postagens
Mais de 1000 postagens
Tópico Autor

16-03-2016 09:36

No meu arquivo que contém o CSS, que é em formato PHP, há somente uma tag de abertura e uma de fechamento do CSS, e todos os códigos para todas as finalidades situam-se entre essas duas tags. No site para compressão do código que você informou acima, devo inserir as tags de abertura e fechamento do CSS?

E há quatro níveis de compressão. Qual é o melhor utilizar?

Outra dúvida: por quê, na exibição do código fonte, os comentários do CSS são exibidos? Ou somente eles não são interpretados pela máquina, sendo exibidos como o código em si?
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

16-03-2016 12:35

No compressor do código CSS entra só os blocos de código, sem a tag <style></style>

Eu geralmente uso a compressão maior, que deixa o CSS com o menor tamanho possível.

Os comentários no CSS são retirados, pelo menos na primeira opção. Tanto que você pode colar o seguinte código abaixo no compressor:

/* comentário */ body{background-color:black;}

Irá retornar:

body{background-color:#000}

0

Mais de 1000 postagens
Mais de 1000 postagens
Tópico Autor

16-03-2016 14:22

Obrigado.

Sim. Salvei parte de meu código numa pasta e comprimi todo o CSS, usando, também, a maior compressão. Todos os itens comentados, que mantive com valores antigos, foram retirados. Na versão on line, excluirei os comentários de identificação de cada bloco.

O funcionamento do código se manteve perfeito, ao menos no servidor local. Depois de concluir todo o procedimento, inclusive do JavaScript, testarei remotamente.

Eu pesquisei no Google sobre criptografar o CSS, e, logo de cara, apareceu uma ferramenta daqui do site: http://www.codigosnaweb.com/Criptografi ... -HTML.html.

Agora, após comprimido o código CSS, posso criptografá-lo com tal ferramenta? O código CSS criptografado perde funcionalidade? Roda normalmente, ou é preciso realizar procedimento para descriptografar para rodar?

Nesse site de compressão do CSS que você indicou há link para se comprimir o JavasScript. Posso comprimi-lo antes de criptografá-lo como você sugeriu no princípio do post?
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

16-03-2016 14:58

Essa ferramenta de criptografia nem estava mais lincada no site.

Mesmo assim ainda funciona. É só seguir as etapas lá do link. E no final quando pegar o código já criptografado dentro da tag script tira as quebras de linhas. Coloca todos os códigos na mesma linha. Não perde a funcionalidade. Testei aqui.
0

Mais de 1000 postagens
Mais de 1000 postagens
Tópico Autor

16-03-2016 16:16

Mas ela está defasada? Vale a pena investir tempo através dela ou há outra que possa sugerir?

Ela gera o código JavaScript, como abaixo (eu tirei caracteres do código gerado, pois ficou muito extenso):

var codigo = (unescape('%69%6E%70%75%74%7B'))
document.write(codigo)

A linha document.write(codigo) gerada exibe o código CSS sem criptografia.

Não entendi sobre tirar as quebras de linha. Como faço?

Sobre colocar todos os códigos na mesma linha, você diz para eu converter, um por um, os códigos CSS, e, depois de criptografados, colocá-los na mesma linha?

Eu testei com o código conforme foi gerado e não perdeu a funcionalidade, mesmo.
0

Mais de 1000 postagens
Mais de 1000 postagens
Tópico Autor

17-03-2016 09:32

Não entendi o que você disse nesta parte: "E no final quando pegar o código já criptografado dentro da tag script tira as quebras de linhas. Coloca todos os códigos na mesma linha".

Estou pesquisando sobre quebras de linha e como detectá-las. Encontrei, inclusive, link deste site sobre o assunto: viewtopic.php?t=8870. Mas estou tendo dificuldade em relação a isso com o código criptografado, como você sugeriu fazer.
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

17-03-2016 10:14

A quebra de linha que citei é a seguinte, o código gerado pelo link que indiquei fica muito grande, algo do tipo:

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Lá no site a div acaba quebrando o código em várias partes, tipo:

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
aaaaaaaaaaaaaaaaaa

Após copiar o código e colocar na página é só puxar o código da linha abaixo para anterior, para ficar tudo na mesma linha como o primeiro exemplo.

Isso porque a função do criptografar do site não aceita Enter no código.

ERRADO

<script language='JavaScript' type='text/javascript'> var codigo = (unescape('%74%65%73 %74%65')) document.write(codigo) </script>

CORRETO

<script language='JavaScript' type='text/javascript'> var codigo = (unescape('%74%65%73%74%65')) document.write(codigo) </script>

Tem também essa outra ferramenta para criptografar código HTML http://www.colddata.com/developers/onli ... ator.shtml
0

Mais de 1000 postagens
Mais de 1000 postagens
Tópico Autor

17-03-2016 10:34

Entendi. Mas, quando copiei e colei, não houve quebra.

Todo o código abaixo deve ser usado?

<script language='JavaScript' type='text/javascript'> var codigo = (unescape('%74%65%73%74%65')) document.write(codigo) </script>

Esta linha document.write(codigo) exibe o conteúdo da linha de cima. Eu a comentei para não exibir. Isto está correto? Digo sobre se exibir o conteúdo.
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

17-03-2016 10:57

Esse código que postei é só um exemplo. Algumas vezes o código pode ficar enorme, e o site pode acabar quebrando o código em várias partes.

Já se você comentar a linha não vai exibir o conteúdo que foi criptografado.

Faz um teste também com o link indicado para criptografar código-fonte http://www.colddata.com/developers/onli ... ator.shtml
0

Mais de 1000 postagens
Mais de 1000 postagens
Tópico Autor

17-03-2016 11:31

Obrigado. Vou fazer o teste no link que você informou.

Depois de comprimido e criptografado o código CSS, por exemplo, que é transformado em JavaScript, fazendo o mesmo com o JavaScript, eu criptografo o HTML que os chama?

Ante de responder a isso tem mais algumas dúvidas sobre situações anteriores. São duas, se você puder responder.

Depois que eu comprimo o código CSS, ele fica numa linha, somente. Para criptografá-lo aqui no site, mesmo, que gerará um código JavaScript, eu posso colocar mais de uma linha CSS (cada linha diria respeito a um bloco diferente) na caixa, ou tenho de fazê-lo linha por linha (ou seja: bloco por bloco)?

E, sobre o JavaScript gerado, eu não entendi esse trabalho de criptografar, se o código original pode ser exibido por document.write(codigo). E eu posso excluir essa linha?

Ou eu fiz algo errado?

É gerado var codigo = (unescape('%74... e var codigo = (unescape('%78..., por exemplo. No primeiro caso, renomeei para var codigo_1 = (unescape('%74..., e, no segundo, para codigo_2 = (unescape('%78..., e, nas linhas document.write(codigo), eu coloquei codigo_1 e codigo_2. Eu posso fazer isso? Quebrei a criptografia renomeando o código? Ou é normal exibir o conteúdo por document.write(codigo)?
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

17-03-2016 12:13

Sim. Você pode criptografar só os blocos CSS, só os HTML e só os JavaScript. Para isso tem que procurar o script de criptografia adequado, para seu código não perder a funcionalidade.

No gerador do site você pode juntar js e css junto e criptografar tudo de uma vez. O gerador do site não pode criptografar script em JavaScript. Só HTML e CSS.

Você pode usar vários blocos sim. Só ir renomeando, algo do tipo:

var codigo1 = (unescape('%74..
document.write(codigo1)..

var codigo2 = (unescape('%74..
document.write(codigo2)..
0

Mais de 1000 postagens
Mais de 1000 postagens
Tópico Autor

17-03-2016 12:48

Entendi quanto a renomear os blocos gerados após a conversão do CSS para JavaScript.

Eu também inseri 3 blocos CSS numa única caixa para criptografar, e gerou um JavaScript somente, e funcionou.

Aconteceu a quebra de linha que você disse, daí, juntei as partes, e funcionou. A questão é colocar muitos blocos CSS para criptografar. A linha do JavaScript gerado ficará imensa, dependendo da quantidade de blocos CSS inseridos. Há problema nisso?

Ainda não compreendi esse trabalho de criptografar o CSS, se o conteúdo do CSS criptografado é exibido no código JavaScript gerado através de document.write(codigo). Posso excluir essa linha ao invés de comentá-la?

E esse JavaScript gerado pela criptografia do CSS pode ser criptografado, como um código JavaScript original?
0

ADMIN
ADMIN
Contato:

17-03-2016 17:10

Você não precisa criptografar as classes. Pode colocar as classes em uma folha de estilo e puxar o CSS.

<link href="seu_css.css" rel="stylesheet" type="text/css" media="screen, projection" />

Ai você criptografa só a chamada do CSS acima.

Creio que pode criptografar um JavaScript já criptografado. Nesse link tem um criptografador http://www.danstools.com/javascript-obfuscate/
0