Fóruns sobre PHP, JavaScript, HTML, MySQLi, jQuery, Banco de Dados, CSS

Moderador: web

ADMIN
ADMIN
Tópico Autor
Nome: Kleber
Descrição do site: Onde você encontra scripts grátis para o seu site
Contato:

Envio/recebimento de e-mail ( html ou txt )

21-01-2007 02:55

Para enviar e-mails utilizamos a função mail do php, sua sintaxe é:
mail(destinatário,assunto,mensagem,informações e parâmetros adicionais);

vejamos uma linha de exemplo com a função:

mail("eu@eu.com","assunto tal","mensagem","From: alguem@alguem.com"); 

o carácter
representa um quebra de linha, é o equivalente ao Enter.

veja uma linha que enviará alguns dados para 2 e-mails:

mail("eu@eu.com;ele@ele.com","assunto tal","mensagem","From: alguem@alguem.com"); 

note que o separador no campo do destinatário é:

agora um exemplo de como estar recebendo/enviando a mensagem do e-mail no formato HTML:

mail("eu@eu.com","assunto tal","mensagem","From: alguem@alguem.com Content-type: text/html"); 

note que para isso adicionamos o

Content-type: text/html logo após o e-mail de quem envio

para enviar o e-mail no formato txt, basta não definir colocar o content-type como nos primeiros exemplos, ou, usar o seguinte content-type:
Content-type: text/txt

outra coisa também que pode ser feita é colocar dados na função mail vindas do formulário, suponhamos que no meu formulário eu tenha um campo chamado: assunto, e queira passar para a função mail, eu faria o seguinte:

mail("eu@eu.com","$assunto","mensagem","From: alguem@alguem.com"); 

agora salve o código abaixo no formato.php, configure e use para estar enviando/recebendo e-mails.

<form action="?acao=envio" method="POST"> seu nome: <input type="text" name="nome"><br> seu e-mail: <input type="text" name="email"><br> assunto: <input type="text" name="assunto"><br> mensagem: <textarea name="mensagem" rows="5" cols="20"></textarea><br> <input type="submit" value="Enviar"> </form>

<?php if($_GET['acao']=="envio") { // verifica a ação do form action $seu_email = "codigosnaweb@hotmail.com"; // pega seu e-mail e joga na função mail $assunto = $_POST['assunto']; $mensagem = $_POST['mensagem']; $nome = $_POST['nome']; $email = $_POST['email']; mail("$seu_email","$assunto","$mensagem","From: $nome < $email >"); print <<< HERE E-mail enviado corretamente por:<br> $nome - $email<br> com o assunto: $assunto<br> com a mensagem: $mensagem<br> HERE; } ?>

dentro do print <<< HERE e HERE; você pode não só escrever, mas também redirecionar o postador após o envio.
0
A melhor hospedagem para o seu site HostGator!